arrow-up-circle
Escolhe a parte do texto que precisas de esclarecer (máximo 80 palavras)
Step 1 - N° 34

Perguntas sobre a meditação - Eliminar as expectativas e o que julgava saber (parte 3)

Este artigo foi traduzido temporariamente com um tradutor online. O artigo original está em italiano. Se quiseres ajudar a melhorar a tradução para o teu idioma, entra em contacto connosco por e-mail: info@accademiadicoscienzadimensionale.it ou pelo chat no ACD. Obrigado.

Página 1 de 11

Anjo: Bem-vindos a uma nova lição de perguntas sobre Meditação. Mais uma vez, há muitos de vós online hoje e estou feliz por poder encontrar-vos. Podem começar com as perguntas. 

Estudante: Olá, Anjo, muito obrigado por criares este belo site. O que é que devo esperar da meditação? Devo esperar alguma magia ou algo do género? 

Anjo: Olá! A meditação não é magia. Primeiro é relaxamento, depois é consciência, depois é evolução; por isso não deves esperar nada a não ser relaxar. A expetativa destrói a evolução, completamente. Quando esperas alguma coisa, podes ter a certeza de que não vai acontecer da forma que imaginaste e também arruinas uma experiência espiritual que poderia ter sido melhor do que imaginaste. 

Estudante: Pergunto-me se devo esperar sempre "magia" durante as meditações. Posso acabar uma meditação e sentir-me tão tranquilo como antes de a começar, ou tenho de sentir sempre uma mudança de energia? 

Anjo: O principal objetivo da meditação é fazer com que se sinta melhor, melhorando assim o seu bem-estar emocional e físico. Não crie outras expectativas em relação a si próprio, porque vai estragar a experiência. A meditação deve ser praticada com uma sensação de calma e descontração, em silêncio mental, excluindo assim qualquer tipo de expetativa. Desfrute e não pense em nada: cada sessão será diferente da seguinte na medida em que o aproximará do aperfeiçoamento e da evolução, mas não se aperceberá necessariamente disso de imediato. Haverá meditações em que terá mais sensações do que outras; por exemplo, sentirá arrepios, sentirá a energia a fluir, por vezes sentirá vibrações, mesmo muito intensas, e outras vezes não sentirá nada disto, mas mesmo assim estará a fazer melhorias muito boas. Cada sessão de meditação deve ser vivida pelo que é, sem esperar sabe-se lá que reviravoltas vão acontecer. Haverá manifestações, sobretudo na sua vida quotidiana, em que acontecimentos que habitualmente aconteciam para lhe provocar stress e angústia melhorarão subitamente para lhe trazer serenidade e deixarão de o prejudicar. Durante a meditação, no entanto, aproveite o momento e não pense em nada; ela fará o resto, não pense nisso e deixe-a fazer. Quando deixar de ter esperanças, então começarão as verdadeiras experiências extra-sensoriais. 

Estudante: Olá, Anjo, sou novo na Academia. Estou muito interessado nestas aplicações práticas da energia e, pelo que sei, não temos limites, exceto a energia que temos de acumular através da meditação. É preciso assim tanta energia para começar a trabalhar corretamente? 

Anjo: Bem-vindo! No início, sim, é preciso acumular muita, muita energia para aprender a praticar bem as técnicas, tanto mais que a meditação não serve apenas para lhe fornecer energia, mas também para fazer evoluir a sua mente para a poder utilizar. Partamos do princípio de que a meditação é uma coisa, as técnicas de utilização da energia são outra; de facto, através da meditação, absorvemos energia que podemos depois utilizar nas várias técnicas, por exemplo, para proteção psíquica, viagens astrais, etc. No início não é fácil praticar as técnicas porque não se tem energia e nem sequer se sabe como as utilizar, não se conhecendo os mecanismos. A meditação abre o seu espírito, evolui-o para o tornar capaz de utilizar as diferentes capacidades que lhe pertencem e deixar de se sentir sobrecarregado. De facto, nas primeiras vezes que praticar as técnicas, pode sentir-se cansado e esgotado, porque terá gasto muita da sua energia e precisará de recarregar. 

Página 2 de 11

À medida que for praticando as técnicas - e, claro, com meditação constante - aprenderá a utilizar as mesmas técnicas gastando cada vez menos energia, até ser capaz de as executar quase sem cansaço. Quando aprender a reconhecer os mecanismos da energia, descobrirá como utilizar as técnicas sem se cansar demasiado, acelerando o seu funcionamento e diminuindo o consumo da sua energia, que, em todo o caso, varia consoante a técnica que pretende realizar. É evidente que a prática de uma proteção não requer a energia que se utilizaria para fazer uma viagem astral, ou para fazer uma técnica ainda mais exigente. 

Estudante: Compreendo, obrigado. Também tenho outra pergunta, se me permite. Durante a meditação, estando em não-pensamento, não há perigo de absorver energia má ou negativa? 

Anjo: Claro que não, durante a Meditação ACD não há absolutamente nenhuma possibilidade de absorver energia negativa, porque não é essa a vossa intenção e porque a técnica não está programada para vos fazer isso. Tudo isto se estiver a falar da Meditação ACD. Se, por outro lado, estiver a falar de meditações feitas noutros locais, em que o que está a absorver é energia de outras cores que não o branco (por exemplo, verde, vermelho, etc.) e em que está a concentrar-se na observação de pensamentos, problemas, símbolos, etc., estará certamente a fazer a técnica oposta àquela que lhe ensinei e não serei certamente responsável pelas consequências. Há muitas técnicas de meditação por aí e variam consoante quem as ensina e os objectivos que se pretendem atingir; o nosso objetivo é absorver energia branca e positiva. 

Estudante: Desculpe estar a repetir-me, mas se eu meditar como a sua técnica diz, absorvo energia positiva, não há hipótese de não absorver nenhuma, certo? 

Anjo: Exatamente. Quanto mais praticar a técnica, tentando melhorar-se cada vez mais, maior será a quantidade e a qualidade da energia que recebe. Por isso, sempre que meditar, estará a receber energia. 

Estudante: E se eu cometer um erro? E se a minha intenção atrai acidentalmente energia negativa? 

Anjo: Porque é que se quereria magoar? Não podes decidir magoar-te acidentalmente durante uma meditação, não tens razão para isso. Não tenhas medos desnecessários. Está a atrair energia positiva e ela virá até si. É tudo muito simples. 

Estudante: Na sua meditação ou em qualquer meditação ensinada por outras pessoas? 

Anjo: Quando falo de meditação, refiro-me sempre e apenas à minha técnica: Meditação ACD. 

Estudante: O meu receio é que me engane na minha imaginação e ponha energia negativa em vez de energia branca quando imagino prana. 

Anjo: Esse medo não deve tocar-te, estás a criar problemas para ti que não existem. O que importa não é a imaginação, mas a sua intenção real e forte. Que energia queres atrair? 

Página 3 de 11

Estudante: A branca, claro. 

Anjo: Ótimo, então tu, através da meditação, queres pureza, bem-estar, felicidade; isso é tudo o que importa, o sentimento. Descontrai-te e não penses em nada, tudo se vai encaixar por si só. O prana branco entrará em ti sem que tenhas de recear o contrário, não cries problemas para ti que não existem. 

Estudante: Desejo a luz, sobretudo a luz, mas sempre que me confundo e tenho medo quero chamar outra coisa. 

Anjo: Porque é que lhe havias de querer chamar outra coisa? A imaginação visual não é perfeita, pode acontecer a qualquer pessoa que não consiga visualizar a energia branca à primeira tentativa, e depois? Isso não é um problema. O que importa é o que se quer, que é a sensação de estar bem, de ser feliz, de encontrar serenidade. Não me parece que queiras o contrário, por isso não cries problemas onde eles não existem. Com o tempo, aprenderá que o que importa é a intenção, não as imagens na sua cabeça: o importante é senti-la. 

Estudante: Sim, é verdade, às vezes tento mesmo senti-lo e sinto todo o meu corpo a relaxar e a sentir-se bem. 

Anjo: Exatamente, é isso que temos de sentir durante a meditação, nada mais. Não sei que mecanismo estranho lhe ensinaram noutro sítio, mas aqui no ACD, a meditação é um momento de paz, e não o contrário. 

Estudante: Isso faz-me sentir muito melhor. Muito obrigado. Infelizmente, antes de o encontrar a si e à ACD, segui outros professores que me criaram muita confusão na cabeça. 

Anjo: Foi o que pensei, porque está a criar problemas para si próprio que mais ninguém cria, não faria sentido ter medo da meditação. 

Estudante: Recentemente, quando estava a tentar meditar, ficava bloqueado por causa desta coisa da imaginação. 

Anjo: Não tens de o fazer, porque não tens qualquer razão para ter esses pensamentos, são apenas obsessões que te fazem sentir mal. Por isso, elimina-os e limpa a tua mente da informação estranha que eles te enfiaram. 

Estudante: OK, é a confusão, é apenas a Baixa. Muito obrigado. 

Anjo: Não tens de quê. Quando meditares, fica quieto e não te preocupes com essas trivialidades. 

Estudante: Obrigado, foste muito claro! Por isso, se há alturas em que não consigo imaginar a luz branca enquanto medito e digo: "Meu, hoje é mesmo mau! Não consigo ver a luz", o que é que faço? O prana branco vai aproximar-se de mim na mesma? 

Página 4 de 11

Anjo: Tem consciência de que o prana está em todo o lado e só precisas de ter consciência dele para o atraíres para ti. É como quando encontras uma grande amiga tua e dizes: "Oh olha, está ali a Giada, olá Giada!" e ela vem imediatamente ter contigo e abraça-te carinhosamente e sorrindo como sempre. Assim que começas a meditar e te concentras na tua respiração e nos teus chakras, é como se dissesses: "Olá Prana" e ela vem ter contigo, envolve-se à tua volta como um abraço. Ela está apenas à espera que lhe prestes atenção para se aproximar de ti e envolver-te numa energia radiante pronta a fazer-te bem. Por isso, basta respirar com consciência. Não importa se, enquanto respira, não visualiza bem a luz branca, a imaginação serve apenas para o concentrar melhor na intenção, mas não é o verdadeiro e único objetivo da meditação. O objetivo é sentir-se melhor. O importante é respirar sabendo que acabou de atrair prana para perto de si e agora absorve-o para se sentir mais forte e mais carregado. Como é que sabe que está a inspirar? Se está a inspirar, significa que absorveu ar e que há prana no ar, por isso, quando inspira, acumula prana e, quanto mais se apercebe disso, mais o absorve. 

Estudante: Muito obrigado, sinto-me muito mais confiante agora. Respiro e tenho consciência de que atraio energia branca. 

Aluno 2: Não percebo porque é que tenho tantas dúvidas. Respira-se ar, ar é prana, prana é energia positiva, é tudo. Está à nossa volta, só precisamos de saber que está lá e vem até nós. Porque o prana é Deus e nós estamos dentro de Deus. 

Anjo: Exatamente. Infelizmente, isso depende dos caminhos estranhos que seguiste antes de chegares aqui. Estas dúvidas não são normais, para cada problema há sempre algo que o desencadeou e, provavelmente, noutro sítio ensinaram-no a interessar-se por energia negativa, e é por isso que hoje tem estes problemas. 

Estudante: Antes de vir para a ACD, enquanto estava a fazer meditação, comecei a ter sonhos estranhos e maus em resposta ao que pedia durante algumas meditações, incluindo sonhos lúcidos. Como é que posso resolver isto? 

Anjo: Estava a praticar a minha meditação? 

Estudante: Não, não era essa. Estava a praticar uma meditação chamada "dos anjos". Senti-me assustado com o que poderia descobrir, em suma. 

Anjo: OK, como é habitual, chamam-lhe "meditação dos anjos" e depois leva-nos a sentirmo-nos pior e a ter pesadelos. Isto faz-nos perceber como certos caminhos se disfarçam atrás de nomes bonitos, mas na verdade são completamente negativos. Aqui na Academia ensino uma técnica de meditação muito avançada e positiva, que de modo algum pode fazer-nos sentir negativos. No entanto, é preciso compreender que nem todas as meditações são iguais e que os objectivos de quem as pratica também não o são. Se alguém lhe ensinou um tipo de meditação que o faz sentir mal, deixe de o fazer, é tão simples quanto isso. 

Página 5 de 11

Não importa se a técnica passou a chamar-se "meditação do anjo", "meditação do arcanjo" ou "meditação do deus", o que importa é o que ela te faz sentir. Se se sente mal com essa meditação, porquê continuar com ela? Também temos de raciocinar e reconhecer que, se algo nos faz sentir mal, temos de mudar de atitude. Por isso, falo-vos dos efeitos positivos da meditação ACD, mas não falo dos efeitos que outros caminhos espirituais que não o meu vos levaram a ter. 

Estudante: Nunca fiz a vossa meditação porque só me inscrevi ontem. 

Anjo: Então aconselho-o a começar a praticá-la, para perceber todas as diferenças. Caso contrário, não saberia como o ajudar, porque não me responsabilizo pelos efeitos das meditações que se encontram nos livros ou nos sítios de outras pessoas. 

Estudante: É verdade, varia de caso para caso e cada um segue a que lhe parece mais próxima. Eu vim cá por uma razão. 

Anjo: Exatamente. Cada técnica de meditação tem o seu objetivo. A técnica ACD tem como objetivo fazer-nos sentir melhor, atrair positividade e bem-estar para nós. Protege-nos e cura-nos. No início, protege-o para que não tenha experiências negativas, depois, se for esse o seu objetivo, fá-lo-á desenvolver as capacidades extra-sensoriais a que aspira. Tudo isto no extremo da positividade e do bem-estar em todas as direcções. Mas estou a falar da meditação ACD, não das outras. 

Estudante: Eu pratico não só essa meditação do anjo, mas também as outras. E nos dias seguintes estou cada vez mais confuso e cansado. 

Anjo: O maior erro é misturar tantas técnicas diferentes e, além disso, continuar a praticá-las apesar de dizeres que te sentes mal, confuso e cansado. Não te deixes influenciar pelo nome bonito que te dão só para te confundir. Aconselho-o a concentrar-se apenas numa técnica: aquela que o faz sentir melhor. 

Estudante: Olá, Anjo, obrigado por estares aqui. Quando medito, tenho a impressão de que algo estranho está a acontecer à minha volta, como se alguém me quisesse atacar. Mas logo a seguir sinto-me tranquila, como se alguém viesse em meu socorro. Passo de um excesso a outro no espaço de alguns segundos. 

Anjo: Olá, não precisa de se preocupar, é apenas o seu receio em relação a uma técnica que não conhecia antes e à qual associou demasiadas expectativas. A meditação é, antes de mais, um momento de calma, de relaxamento, de paz interior, por isso, livre-se de todas as expectativas que tinha sobre esta técnica e comece cada sessão com absoluta tranquilidade. O medo de se deixar ir engana-o, sobretudo porque não está habituado a relaxar de olhos fechados e isso fá-lo sentir-se um pouco impotente, mas não há nada de errado em decidir relaxar um pouco. Já para não falar dos dogmas que nos foram inculcados sobre a meditação e das estranhas crenças que nos incutiram, quase nos fazendo pensar que se meditarmos atraímos "coisas estranhas e negativas" para nós: trata-se de uma mensagem distorcida especificamente para nos afastar do nosso despertar. O que é que devemos atrair que seja pior do que aquilo que já atraímos durante toda a nossa vida enquanto não nos protegíamos? 

Página 6 de 11

Como em tudo, querem forçar-nos a acreditar que se nos protegermos é pior, que é melhor deixá-los fazer o que querem connosco sem serem incomodados do que estarmos conscientes do que está a acontecer e aprendermos a defender-nos. Durante as vossas primeiras meditações é muito normal terem estas premonições ou estes medos, simplesmente porque desde muito cedo nos foi inculcada a ideia de que a meditação é perigosa ou que está de alguma forma ligada aos lados obscuros, de modo que, por medo, não nos aproximamos dela. Tudo isto foi concebido para nos manter submissos através do medo. Queremos ser boas pessoas e nunca faríamos nada de negativo. É por isso que nos fazem acreditar que a espiritualidade o é: dessa forma, sentem-se confiantes de que não nos aproximaremos dela. 

Estudante 2: Gostaria de dizer que, pelo contrário, não é isso que acontece comigo, pelo contrário, quando pratico meditação sinto-me sempre muito bem, sinto-me protegido e seguro, precisamente porque estou a meditar. 

Anjo: Claro, e é assim que deve ser. Significa que está a perceber a proteção que está a ser criada à sua volta através da meditação. 

Estudante: No início, eu também era um pouco sugestionável, com medo de que, se meditasse, quem sabe o que me poderia acontecer. Depois, meditei e apercebi-me de que eram apenas as minhas expectativas. 

Anjo: Se é a primeira vez que experimenta uma técnica de meditação, é normal que tenha mil perguntas, mil expectativas, mil pensamentos, por isso pode começar a ficar um pouco sugestionável, porque é a primeira vez que vai aplicar esta técnica. Estes são apenas medos que o teu Low interior te quer infligir, não te preocupes com nada porque não há razão para isso. Afinal de contas, pense bem, de que é que tem medo? Está apenas sentado com os olhos fechados para relaxar, nada mais normal. Por isso, nada lhe pode fazer mal. 

Estudante: Aconselharam-me a não meditar mais de 18 minutos por dia. Agora venho ter convosco e a minha opinião é totalmente diferente. É possível reduzir o tempo de meditação ou é necessária meia hora de cada vez? Peço desculpa pelas perguntas. 

Anjo: Porque é que não se deve ultrapassar os 18 minutos? O que é que deve acontecer ao fim de 18 minutos? Já não sabem o que hão-de inventar. A meditação só pode trazer o bem, por isso é certamente um lugar-comum acreditar que não se pode meditar mais de 18 minutos, porque quanto mais se medita, mais se prolongam os efeitos positivos. Cada um tem a sua própria opinião porque se baseia em técnicas diferentes e, infelizmente, é normal ficarmos confusos se todos falarmos de "meditação" mas associarmos esta palavra a técnicas completamente opostas. 

Página 7 de 11

Há quem pense que meditar é pensar, há quem pense que meditar é acender incenso e tomar um banho quente ou acender velas perfumadas e coloridas; cada um usa este termo como quer e isso é um problema porque, ao fazê-lo, deixamos de nos entender. O que aconteceria se usássemos todos os termos da nossa língua com significados completamente opostos? Um desastre, exatamente o que acontece quando falamos de meditação. Esta confusão foi criada de propósito para dificultar a comunicação e a transmissão da técnica evolutiva. Pode utilizar a meditação ACD as vezes que quiser, mesmo meditando várias vezes por dia. Cada sessão durará cerca de meia hora, não menos. 

Estudante: Olá, Anjo, também acabei de entrar no ACD. Nunca pratiquei a sua meditação, embora tenha praticado muitas outras; digamos que sempre senti que há algo, que não estamos sozinhos e que o que consideramos "realidade" é apenas uma ilusão, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer. Gostaria de o felicitar porque acho o seu site muito bem recheado. Ao ler os títulos dos artigos, apercebo-me de que abordou praticamente todos os temas que me interessam e também muitos que não conhecia, pelo que aguardo com expetativa a sua leitura. Queria perguntar-lhe, uma vez que li que é possível meditar com música, se também posso usar canções com letras? 

Angel: Obrigada pelos elogios, são sempre muito simpáticos. De preferência não, a música cantada, especialmente a que se ouve durante o dia para entretenimento, é imediatamente associada pela sua mente a momentos de distração, memórias e muito mais, que durante a meditação só vão trazer desatenção ao verdadeiro objetivo da prática, porque o vão encher de pensamentos e imagens visuais. Por isso, recomendo a utilização de mais música sem voz, evitando canções populares que fariam com que a sua mente cantarolasse em vez de se concentrar na técnica meditativa. Se procurar o nosso canal ACD Meditation no youtube, encontrará muitas misturas criadas para meditação. Todos os alunos podem criar as suas próprias misturas e publicá-las no nosso canal, mas recomendo que comecem com as que eu criei, especialmente as primeiras que publicámos. Encontrá-las-ão na lista de reprodução "Angel". Vão reparar que as primeiras misturas são muito relaxantes e tranquilas, especificamente para ajudar os alunos que querem praticar as suas primeiras meditações. 

Estudante: Qual é a diferença entre meditar em meio-lótus e meditar deitado? 

Anjo: No meio-lótus, fica-se muito mais concentrado e durante mais tempo, sem o risco de adormecer; além disso, acumula-se mais energia do que quando se está deitado. Mas não há problema, no início não há problema em meditar deitado porque é preciso habituar-se ao relaxamento e à posição dos chakras, por isso, se não estiver habituado a sentar-se em meio-lótus, pode ser um pouco desconfortável para si. Por isso, no início, medite com a posição de que mais gosta, para aprender a relaxar; depois, quando souber relaxar à vontade, sugiro que experimente a posição de lótus. Não é uma obrigação, mas permite-lhe ficar mais desperto e ativo durante a meditação (e é esse o objetivo se quiser evoluir), após o que a posição lhe permitirá sentir melhor a energia a fluir através de todos os chakras. 

Estudante: Por vezes, tenho de fazer a meditação deitado na cama. Esse tempo é perdido? 

Anjo: Não, nunca é tempo perdido, não te preocupes. O importante é meditar. Mesmo deitado, pode fazer belas meditações. 

Estudante: Passei uma vida inteira a ler em vez de meditar. Quero que o mundo seja melhor para os meus filhos e a mudança tem de ser feita por nós. 

Página 8 de 11

Anjo: Mil livros não te darão o que uma semana de meditação te dá. É isso mesmo, não temos de esperar que os outros o façam: temos de o fazer nós próprios. 

Estudante: Não vale a pena estar à espera de quem ou do quê: deviam ensinar meditação na escola em vez de todas essas coisas baixas. Eu quero sair da Matrix, mudar a minha vida, mudar o mundo! 

Anjo: Compreendo perfeitamente. Aplica-te e obterás os teus resultados. 

Estudante: Quando medito, reparei que, ao respirar com o diafragma, ao puxar a barriga para fora, passo mais tempo em não-pensamento. 

Anjo: Claro, porque a respiração diafragmática permite-nos relaxar indo mais fundo, por isso a respiração torna-se mais profunda e relaxamos melhor, aumentando assim o não-pensamento. Nós é que complicamos as coisas, mas na verdade é só isso. 

Estudante: Em que medida é que a postura correta/errada afecta a sua prática? Quer se trate de meditações ou técnicas. Ter os chakras não perfeitamente alinhados, estar deitado ou não estar perfeitamente direito, qual é a influência que isso tem? 

Anjo: Depende muito da situação em que te encontras, porque os chakras precisam de estar alinhados para cima, para que os chakras superiores possam abrir-se para as dimensões superiores. No entanto, é preciso dizer que, por vezes, tive de meditar deitada, porque não tinha quase outra hipótese. Pratico sempre sentado com as pernas em posição de meio-lótus, porque assim as minhas costas mantêm-se direitas durante muito tempo sem sentir cansaço; se meditasse com as pernas cruzadas, as minhas costas doer-me-iam ao fim de algum tempo. No entanto, quando meditava com as costas um pouco tortas, por exemplo, com o corpo a cair para os joelhos devido à fadiga, sentia muito bem que a energia estava bloqueada, como se não pudesse viajar bem ao longo da linha dos chakras, era como se estivesse interrompida. Por isso, posso dizer-vos que ter os chakras bem alinhados é muito importante, por isso, mantenham-se direitos com as costas, mas nos casos em que têm de escolher entre meditar deitados ou não meditar, precisamente porque estão cansados ou por todas as razões que possam ter, é perfeitamente aceitável meditar deitados. É melhor meditar deitado do que não meditar de todo. Aliás, já fiz meditações muito boas mesmo deitado, por isso, se queremos obter bons resultados, esforcemo-nos por fazê-lo mesmo quando tudo nos quer impedir de o fazer. 

Estudante: Quais foram essas situações em que sentiste que tinhas de meditar deitado? 

Anjo: Quando era mais novo sofria de muitas dores e problemas físicos, por isso quando comecei o meu caminho espiritual não era fácil sentar-me a meditar, pois as dores nas costas impediam-me de o fazer; depois havia as dores de barriga, o cansaço excessivo e várias outras razões que me dificultavam muito meditar no meio do lótus. Assim, por vezes meditava deitado e outras vezes no meio do lótus, ajudando-me com almofadas. Houve alturas em que estava muito cansado devido a compromissos pessoais e chegava a casa e nem sequer conseguia manter-me direito, pelo que tinha de escolher entre faltar à meditação ou fazê-la deitado. Foi aí que percebi que o cansaço também tem os seus limites, no sentido em que podemos estar tão cansados quanto quisermos, mas se quisermos atingir um determinado objetivo, encontramos uma forma mesmo nas situações mais impossíveis. Por isso, muitas vezes medito deitado, em vez de não meditar de todo. 

Página 9 de 11

Reconheci, no entanto, que a qualidade era diferente, de facto, quando podia, meditava no meio do lótus porque sentia que isso me fazia melhorar mais depressa, mas não podendo praticar todo o tempo sentado, alternava; ou meditava metade sentado e depois metade deitado quando as minhas costas não aguentavam mais. O importante era sempre meditar, o resto fazia-o como podia. De facto, ao meditar - mesmo quando não me podia sentar - melhorei a minha saúde física, curei as dores de costas e os vários problemas que me impediam de meditar bem. Tudo isto se deveu ao facto de eu ter meditado apesar de tudo. Se não tivesse meditado, as minhas dores de costas nunca teriam desaparecido. De facto, hoje consigo meditar as vezes que quiser sem ter qualquer sensação de dor ou desconforto nas costas e em várias partes do meu corpo, bem como ter muito mais resistência durante as actividades diárias que não tinha há anos atrás. Tudo depende também do que se pretende alcançar, porque o objetivo das meditações é uma coisa, mas, por exemplo, quando pratiquei a técnica para sair em viagens astrais, foi muito preferível praticá-la deitado, porque assim o corpo relaxava confortavelmente e eu podia sair em oobe, ao passo que se a tivesse praticado sentado isso não teria acontecido. Portanto, depende: meditar e praticar técnicas são duas coisas diferentes e também a posição do corpo pode mudar consoante a que se pratica. O meu conselho é meditar sentado a maior parte do tempo, mas por vezes é bom variar e tentar também meditar deitado, especialmente quando necessário. Se, no entanto, se aperceber que meditar deitado não o faz melhorar porque se distrai mais facilmente, adormece ou não consegue absorver bem a energia, é evidente que precisa de levar mais a sério e meditar sentado. Não é preciso ter medo de que meditar deitado estrague a meditação, mas não se deve adquirir o hábito de meditar sempre deitado e nunca sentado no meio do lótus. 

Estudante: E o que é que significa para si meditar bem? Meditar profundamente conectado com Deus e com as dimensões elevadas, em perfeito não-pensamento e relaxado em níveis elevados, ou ainda mais do que isso? 

Anjo: Da forma como falas sobre isso, parece pouco. Compromete-te com este nível e depois falamos sobre isso. 

Estudante: Sim, ainda hoje estava a pensar que se não tentarmos todos os dias chegar a este nível, à espera de melhorar, nunca chegaremos onde precisamos e queremos estar. 

Anjo: De facto, o pior erro é esperar para melhorar, porque a melhoria não vem com a espera, mas com a prática e a decisão de subir ainda mais. 

Estudante: Sim, e está sempre a dizer isso, mas muitas vezes estas lições muito importantes são ignoradas. Como posso encontrar a solução para o facto de o meu braço adormecer durante a meditação? Deixe-me explicar: quando toco o chakra da Mente e da Coroa enquanto estou sentado, é muito difícil. Posso usar apoios? Caso contrário, sinto todo o meu corpo relaxado, exceto o braço. Peço desculpa se a pergunta pode parecer disparatada, mas acho que é um problema de distração da meditação. 

Anjo: Sim, claro, podes ajudar-te com apoios, não há problema. No início, é normal que o braço adormeça, por isso, ponha-se mais à vontade e relaxe. 

Estudante: Porque é que se tocam os chakras? O que é que determina o toque? O que é que acontece a nível oculto (invisível)? 

Página 10 de 11

Anjo: Tocamos os chakras com os dedos porque através do toque podemos perceber mais facilmente a área do nosso chakra e concentrarmo-nos melhor nela. Durante a meditação, o objetivo principal é carregar e fortalecer os nossos chakras, o ponto focal para ativar o processo de evolução espiritual, proteção, melhoria da nossa saúde e tudo o que se segue. Os chacras são fundamentais, por isso, quanto mais nos concentrarmos neles - de verdade, e não apenas imaginando-os - mais rapidamente evoluem e nos trazem grande satisfação. Ao tocá-los, evitamos que a nossa mente divague e imagine que o chakra está noutro lugar, porque o chakra está no local exato em que estamos a tocar e o toque não nos pode fazer sentir falta dele: é físico e sabe muito bem. Além disso, as mãos também estão cheias de pequenos chakras, pelo que estão predispostas a movimentar energia e é por isso que, quando meditamos tocando nos nossos chakras, sentimos que se cria um fio de energia entre os nossos dedos e o chakra tocado. Sentimos isto porque o fio de energia é efetivamente criado e parte-se quando retiramos os dedos. Ao meditarmos num chakra, sem nos apercebermos, estamos também a treinar outros chakras do nosso corpo, por exemplo os das mãos. Esta é a razão pela qual é bom meditar tocando nos chakras apenas com os dedos e não com pedras ou objectos diversos, porque os nossos dedos podem atingir níveis de energia muito mais elevados e limpos do que qualquer pedra, cristal, etc.; além disso, ao meditar com os dedos estamos também a melhorar e a fortalecer a energia das nossas mãos, o que não aconteceria se meditássemos com pedras. Pelo contrário, vejo com muita frequência que as pessoas que praticam colocando várias pedras sobre si próprias apenas sujam os seus chakras em vez de os recarregarem através da energia pura da meditação. Assim, não conseguem qualquer melhoria e iludem-se a si próprias de que a forma simples é a melhor forma. 

Estudante: Tenho de imaginar o toque ou tem de ser real na pele? 

Anjo: O toque tem de ser real, não uma imaginação. Sei que noutros caminhos se ensina a meditação imaginária, durante a qual temos de imaginar que temos chakras, temos de imaginar que os tocamos, temos de imaginar que temos um símbolo dentro deles e assim por diante. Mas nós não estamos aqui para imaginar. Temos realmente os chakras, são pontos de energia no corpo e não pequenos desenhos coloridos em forma de triângulos, círculos, etc. Quando medita, não tem de pensar nos símbolos ou nos desenhos que lhe são mostrados nas imagens da capa; concentre-se no chakra real do seu corpo e não imagine nada, permaneça no não-pensamento absoluto. O tato deve ser real, pousando os dedos sobre a pele. Depois, concentrem-se na zona do chakra, focando a pele do próprio chakra e não a pele dos vossos dedos. Muitos cometem o erro de se concentrarem naquilo que percepcionam com os dedos, sobrecarregando assim os chakras dos dedos. Os dedos servem apenas para o ajudar a concentrar-se melhor no chakra que realmente lhe interessa. Para dar um exemplo: se precisar de meditar no chakra do Coração, coloque os dedos no peito e concentre-se em sentir a profundidade do chakra do Coração; não precisa de se concentrar em sentir o que os seus dedos sentem, mas sim o que o seu peito sente. Os dedos estão lá para nos ajudar a concentrarmo-nos melhor no chakra do Coração, e não vice-versa. Além disso, quando se medita imaginando que se está a tocar no chakra, corre-se o risco de pensar demasiado, não compreendendo assim o não-pensamento absoluto. Tocar os chakras permite-nos concentrarmo-nos melhor sem nos perdermos em mil fantasias. É por isso que é tão importante. 

Estudante: A meditação dos chakras pode ser feita sem estar em contacto com a pele, ou seja, sem tocar no pijama que se tem vestido? Digo isto porque nos meses de inverno faz frio e estar de pé com o pijama levantado para pôr os dedos em contacto com a pele não é agradável. 

Página 11 de 11

Angel: Sim, claro, também se pode pôr os dedos no tecido, ou seja, na camisola ou no pijama. Seria melhor pousá-los sobre a pele, mas não há problema nenhum. 

Estudante: Como devemos imaginar os chakras enquanto meditamos? Como uma esfera estática ou dinâmica? 

Anjo: Nem uma coisa nem outra, porque o objetivo não é imaginar, mas sentir realmente os chakras! Não se trata de zonas imaginárias do corpo, mas de verdadeiros centros de energia que podemos sentir fisicamente, pois fazem parte do nosso corpo físico e energético. Assim, basta sentir fisicamente o seu chakra, colocando os dedos na zona do corpo onde ele se encontra, e concentrar-se na sua pele, sentindo o toque dos seus dedos. Em suma, não tem de se concentrar na sensação dos dedos, mas sim na sensação da pele da barriga (se estivermos a falar do chacra Chi) sobre a qual eles estão pousados. De facto, os dedos estão lá para tocar a zona do chakra, para que o possamos sentir fisicamente. Se eu lhe dissesse agora que sinto a pele do seu estômago, é óbvio que não conseguiria manter-se concentrado no seu estômago; mas se eu colocasse a minha mão no seu estômago, sentiria a sensação da minha mão a tocar-lhe e seria impossível não reparar: ali! Coloca os dedos sobre o chakra para que o possas sentir através da pressão que os teus dedos fazem. Por isso, não imagine como é o chakra, qual a sua forma ou cor; apenas sinta o toque e permaneça em total relaxamento, sem pensar em nada. 

Estudante: Obrigada, Anjo. Infelizmente, muitas vezes tenho medo de errar. 

Anjo: Enquanto tiveres medo, não darás um único passo. Tem a ver com os seus chakras, mesmo que "cometa um erro" nada de mal vai acontecer. Imediatamente a seguir, aperceber-se-á que o ponto exato está um pouco mais acima, por exemplo. Não tenhas medo, é a tua primeira vez a praticar e toda a gente já passou por isso, não te preocupes. 

Estudante: Tens razão, então o que é que eu faço? 

Anjo: Medita no chakra relaxando, não penses que estás a colocar os dedos na zona errada ou qualquer outra coisa. Apenas relaxe, vá com calma, meditar não é nada complicado. 

Estudante: Ontem à noite segui o teu conselho de manter o toque durante a meditação, sem o tirar. Não sei porquê, mas senti muito mais energia; antes não a sentia, por isso notei a diferença de eficácia que mencionou. Depois, quando me levantei, senti como se me tivessem injetado adrenalina. É normal? Não consegui ficar quieto nem um segundo! 

Anjo: Eu diria que sim! Não sabes porquê? Porque usaste o tato, tão simples quanto isso! 

Estudante: Pode-se meditar mais do que uma vez por dia? 

Anjo: Sim, certamente, se meditar mais do que uma vez por dia, aumenta os benefícios e as suas melhorias. 

Concluímos por hoje, convido-vos a reler com atenção as perguntas que outros alunos fizeram para que possam resolver todas as vossas dúvidas. Quando acabares de ler, se tiveres mais perguntas, podes fazê-las na próxima aula. Tenham uma boa evolução! 

Fim da página 11 em 11. Se gostou do artigo, por favor comente abaixo descrevendo as suas sensações enquanto lê ou pratica a técnica proposta.

1530 comentários
  • Antoine
    Medaglia per aver completato lo Step 1
    Medaglia per aver completato il libro Prendiamo Coscienza degli ALIENI - Volume 1
    Medaglia per aver completato il libro Prendiamo Coscienza degli ALIENI - Volume 7
    Medaglia per aver completato il libro Prendiamo Coscienza degli ALIENI - Volume 8
    Medaglia per aver completato il libro Prendiamo Coscienza degli ALIENI - Volume 9
    Medaglia per aver completato il libro Il Sigillo delle Vite Passate - Volume 1
    Medaglia per aver completato il libro Il Sigillo delle Vite Passate - Volume 2
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    17:39 01/05/24

    Questa Lezione sulla Meditazione è stata molto importante da leggere perché mi ha risolto alcuni dubbi. Ho capito che l'obiettivo fondamentale della Meditazione è quello di rilassarsi e di stare bene in non pensiero senza complicarla troppo aspettandoci chissà cosa. Purtroppo le aspettative ci giocano brutti scherzi quando in verità basterebbe rilassarsi e desiderare il benessere mentre si medita per assicurarsi che la pratica vada bene. Penso inoltre che sia importante quando è stato detto che i miglioramenti li dobbiamo volere perché non basta attendere che vengano da soli. Mi rendo conto, leggendo le domande degli studenti, come sia facile insinuare dubbi nelle persone quando provengono da altri percorsi in cui venivano insegnati altri tipi di Meditazione. Per fortuna io non provengo da altri percorsi sennò sarebbe tutto più complicato. Queste Lezioni sulla Meditazione sono sempre piacevoli da leggere perché nelle domande degli studenti ritrovo curiosità che io stesso mi pongo, dunque mi rendo conto di quanto sia importante continuare per colmare i miei dubbi. Grazie mille Angel per queste Lezioni, non vedo l'ora di proseguire!

  • Galanasoul
    Medaglia per aver completato lo Step 1
    Medaglia per aver completato il libro Il Sigillo delle Vite Passate - Volume 1
    Medaglia per aver completato il libro Il Sigillo delle Vite Passate - Volume 2
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    01:05 01/05/24

    Mi sembra di aver capito che è essenziale non farsi aspettative in tutte le pratiche spirituali. Durante la meditazione farsi aspettative credo che significherebbe anche non concedersi il rilassamento e la presenza totale. Ho imparato a respirare profondamente e concedermi il, rilassamento e il non pensiero grazie allo yoga, ma a volte mi capita di non sentirmi rilassata quando inizio a meditare. In particolare dopo una giornata di lavoro, in cui ho usato molta energia per gli altri. Ah! Che bello Angel quando dici che ciò che conta è l´intento ed essere cosciente che la Prana è presente. Mi rincuora risentirlo.in questo periodo, la meditazione mi rilassa profondamente. Mi viene anche in mente il termine Pranayama quando Angel spiega il fatto che già solo respirando introduciamo Prana dentro di noi. Non riuscirei mai a meditare con musica e testo. Mi succederebbe esattamente quello che Angel descrive. Anche io a volte pratico la meditazione da sdraiata, a volte mi sono addormentata, altre volte ho sentito forti movimenti di energia da un chakra all´altro, come mi accade quando pratico nella posizione in mezzo loto. In questo articolo Angel è chiarissima riguardo alla volontà praticare e meditare . come fondamentale.

  • KouteiMar
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    23:26 21/04/24

    Viene ripetuto in ogni articolo sulla meditazione che prima di tutto questa è una pratica che deve rilassare, finché non riesco a rilassarmi per bene ho notato che i miglioramenti tardano molto ad arrivare. Respirare con la pancia lo trovo fondamentale, così come non farsi aspettative, ma soltanto avere desiderio di rilassarsi. Una meditazione fatta bene si riesce a distinguere da una fatta male se è riuscita a rilassarti o meno. Neanche la stanchezza mi assale se sono rilassato e concentrato, viene bloccata la stanchezza fintanto che mi mantengo cosciente. Quando si è in grado di fare meditazioni fatte almeno benino, il sonno e quando addormentarsi sono cose che puoi decidere tu stesso quando debbano arrivare.

  • caiocaio
    Medaglia per aver completato lo Step 1 per la 2ª volta
    Medaglia per aver completato lo Step 2
    Medaglia per aver completato il libro Prendiamo Coscienza degli ALIENI - Volume 1
    Medaglia per aver completato il libro Prendiamo Coscienza degli ALIENI - Volume 7
    Medaglia per aver completato il libro Prendiamo Coscienza degli ALIENI - Volume 9
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    15:39 16/04/24

    cavolo, il concetto del "Prana" mi ha fatto vedere diversamente le cose.. quando ci si rende conto che lei c'è e l'unico intento che si ha è quello di attirarla a sé lei viene e basta senza farselo ripetere.. ricordiamo che la Prana è energia ed è super intelligente quindi lei sa che noi la desideriamo. Anche il fatto di aver specificato che anche se non si visualizza perfettamente l'energia non è di fondamentale importanza, l'importante è concentrarsi sul respiro, sul non pensiero e sui chakra. mi ha colpito anche la ragazza che diceva di aver provato meditazioni esterne a quelle di ACD e mi sono sentito particolarmente fortunato ad essermi trovato qui al primo tentativo, senza nemmeno accorgermene... ho provato anche a leggere altri articoli di altri siti ma bo.. percepivo subito che c'era qualcosa sotto (oltre a certi articoli a decine e decine di euro), e al sito veramente strutturato male. ACD è perfetto invece e spero di continuare a portarlo avanti

  • jedi70
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    12:04 16/04/24

    Ho letto come sempre con grande interesse questo articolo che, come altri che contengono domande e risposte, risulta particolarmente istruttivo, dal momento che si può imparare anche con le domande di altre persone, specie se sono le stesse che ci vengono in mente o a cui ancora ci avevamo pensato. Intanto trovo molto importante il ribadire che la meditazione serve per accumulare energia e evolvere le nostre sensorie, con le tecniche si utilizza poi questa energia e la si dirige per raggiungere i propri intenti: e sempre tenendo conto che per ogni tecnica c'è un dispendio energetico differente in base a ciò che si vuole ottenere, da un minimo per una protezione energetica a dispendi energetici maggiori come ad esempio per un viaggio astrale. Ho letto anche di alcuni utenti con diverse paure mentre meditano, o stati d'animo di turbamento, alcuni dati da precedenti percorsi differenti da questo, altri da paure proprie personali. Al riguardo posso dire che in alcuni momenti, facendo yoga, mi capita di sentire un senso di vuoto al plesso solare, come una sorta di senso di colpa che provo per qualcosa che non so, mentre invece durante questa meditazione non ho mai provato questi stati d'animo: solo non sento granché all'altezza del chi, mentre inizio a sentire qualcosa proprio dal plesso solare e poi maggiormente dal cuore in sù, maggiormente sulla corona, dove a volte provo una sorta di stato di grazia, dove si attiva pure il cuore. Sugli altri percorsi invece, potrei scrivere un libro sulle tante tecniche inutili se non dannose attraverso cui sono passato: tante meditazioni che tirano in ballo gli angeli, una addirittura faceva visualizzare un'ascensore che si fermava a vari livelli che corrispondevano ai chakra e per ognuno di essi c'erano i colori soliti attraverso cui vengono identificati i chakra stessi... ho letto di sfuggita alcuni articoli riguardo alla necessità di visualizzare prana bianca oppure blu ma non altri colori, quindi in retrospettiva ora posso capire quanta gente spacci per saggezza cose di cui non sa assolutamente nulla, altrimenti non divulgherebbe certe cose o se lo fanno con consapevolezza, sono palesemente in malafede!

  • lorenzolo
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    17:34 14/04/24

    Queste domande e risposte sono un toccasana per noi che vogliamo riuscire a comprendere questa pratica, mi hanno ricordato cosa significhi meditare, infatti da un po’ di tempo a questa parte le mie “meditazioni” erano un disastro che addirittura provavo quasi stress nel praticarla, spero di comprendere come eseguire una giusta pratica che ci porta benessere e ci regala quel senso di completezza che tanto cerchiamo. Grazie

  • Zerocalk
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    22:25 06/04/24

    Queste domande mi hanno aiutato a chiarire alcuni punti dove anche io avevo delle perplessità ma fortunatamente ho avuto risposta! Un punto importante è quello di non sentire ancora nulla di energia pranica ma come dice Angel bisogna avere pazienza e non crearsi aspettative specialmente se si è agli inizi! Questo mi ha dato la forza di andare avanti e di continuare il percorso! Altro punto fondamentale è la posizione con cui si effettuano le meditazioni dove al momento, per motivi fisici, devo praticarle in maniera stesa o al massimo seduto su una poltrona da lavoro. Grazie comunque per tutti questi insegnamenti!

  • Iris
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    16:15 06/04/24

    Anche io come tanti studenti dell’Accademia, mi ero trovata in altri percorsi, anche non ufficiali, occasionali ecc -poiché sempre ne ho sentito necessità-..ma solo Qui ho trovato veramente ciò di cui ho bisogno.. Senza giri di parole, né forzature, tutto è autentico, vero, genuino, ed efficace!! Da quando vi ho conosciuto mi sto evolvendo e sono ogni giorno più presente e consapevole. Grazie 🙏 💖

  • chakana
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    11:03 02/04/24

    Lezione con alcune domande veramente interessanti che mi hanno aiutato a chiarire dubbi che anche io avevo , é molto utile avere la possibilità di leggere domande e risposte di altre persone, perché si ha la possibilità di ampliare le proprie conoscenze anche su piccoli dettagli che si rivelano poi importanti, come capire il perché toccare i chakra ad esempio invece di focalizzarsi e basta.

  • cippalippa
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    14:15 31/03/24

    Si, interessante sentire tutti questi dubbi, non ci avevo mai pensato. Io mi trovo molto bene con le meditazioni di Angel.

  • erianthe
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    16:26 29/03/24

    Ascoltare i dubbi degli altri studenti è un pò come ascoltare i nostri, la lezione è stata utilissima Grazie

  • Cora
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    09:58 27/03/24

    E sempre bello le sensazioni che si condividono ,ci si ritrova in tante situazioni, grazie

  • MASSIMILIANO.OLIVERI
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    15:51 17/03/24

    Buona domenica 🙏🌈 a tutti voi. Il mio parere inerente alla mia esperienza personale è che ovviamente si ha un po' di timore se non vera e propria paura. Ka domanda che mi sono posto, come credo tutti gli studenti di A.C.D. è perché io, noi e tutti coloro che scoprono e praticano la meditazione, abbiamo avuto questo tipo di sentimenti??? Si la paura, incertezza, dubbi perché i cosiddetti maestri spirituali, guru di new age, master, sciamani e compagnia bella ...per così dire🤣🤣🤣 è che hanno insegnato lezioni non vere, per cui false e, di conseguenza tutti coloro che seguivano questi ....personaggi, soprattutto spilla soldi e parlo a livello personale 😔per esperienza diretta purtroppo, ho capito e spero altri sfortunati come me che si siano svegliati. Per me sono stati solo attori e molto mediocri, che hanno approfittato della buona fede di inesperti per arrivare al proprio scopo, ossia avere allievi e iscrizioni = euro niente di più. Ecco perché non si andava avanti meditando sui simboli, sui diversi colori e cantando e recitando mantra richiamando chissà cosa ...booh! A differenza di quello che vedo, sento e studio e pratico in A.C.D. non ho dubbi perché davvero si ha un riscontro nella realtà personale e nella quotidianità, a motivo di praticare ma se non ci si impegna, non ci si applica o per vergogna non si fanno domande, la responsabilità è soltanto mia e non delle tecniche che insegna Angel; detto questo mi sto affidando, in maniera nuova diversa perché originale di nuovo alla meditazione e tutto ciò connesso e riscoprire dio praticando il linguaggio universale. Scusate mi sono di nuovo prolungato nello scrivere, grazie Angel per tutto ciò che stai facendo con la tua accademia e attraverso il tuo buon cuore ❤️ insieme a tutto lo staff che ti segue, un abbraccio a tutti voi nessuno escluso om shanti 🙏🌹☮️☮️☮️

  • giugliano
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    08:07 17/03/24

    Come sempre domande e risposte utilissime. Molte domande ovviamente sono anche le mie e molte invece sono nuove per me ma altrettanto interessanti ed utili ai fini avanzamento nel percorso intrapreso.

  • yole
    warning-solid

    Sei sicuro?

    Il commento verrà eliminato

    Conferma
    08:09 16/03/24

    La mia primissima impressione è che tanti studenti hanno paura o timore, li capisco perché purtroppo non ci hanno mai insegnato nulla oppure le hanno insegnato tante cose sbagliate. Purtroppo il mondo spirituale è pieno di ciarlatani che vogliono sono che dipendiamo da loro. Bisogna liberarsi e seguire il proprio istinto. La meditazione è una cosa davvero meravigliosa , ma comunque bisogna applicarsi nella vita quotidiana, sia in pensieri positivi che azioni positive 🫶🏼. Durante la meditazione mi sento in pace, rilassata, e ultimamente meno pensieri mi interrompono. Mi sto impegnando a praticare tutti i giorni grazie a tutti voi che mi date la grinta! Grazie infinite 🌸